Oclusão

Oclusão é uma especialidade da odontologia que trata as relações de mordida entre a arcada dentária superior com a inferior e suas implicações em estruturas anexas (dentes, gengiva, ossos, músculos, ligamentos, articulação temporomandibular).

Quando fechamos a boca e os dentes superiores entram em contato com os inferiores acontece o que chamamos de oclusão dentária.

Na oclusão dental os dentes têm funções e posições específicas que servem para a preservação das suas próprias estruturas e das estruturas adjacentes: gengivas e osso - o periodonto.

Quando, por motivos, os mais diversos, o contato dos dentes superiores com os inferiores deixa da obedecer às leis da oclusão dentária, aparecem os problemas oclusais que podem ir desde um simples desgaste na face oclusal de um dente, trincas e fissuras no esmalte, até a perda de um ou mais dentes pela perda óssea ou por fraturas dos dentes, passando também,em muitos casos, pela retração gengival que deixa uma parte sensível do dente exposta o que causa muito desconforto ao se ingerir alimentos frios e doces e ainda podem acontecer outros inconvenientes como dores de cabeça, dor e zumbido nos ouvidos, deslocamento e mudança de posição da mandíbula com o comprometimento de outras estruturas da face.

O quê que uma pessoa deve fazer para descobrir se tem ou não um problema oclusal?

Deve observar os seus dentes e as gengivas: se houver algum sinal ou algum sintoma destes citados acima ou qualquer outro, procurar imediatamente o profissional competente para fazer o diagnóstico correto e para orientá-la quanto ao tratamento mais adequado para o seu caso.