Dentisteria

 É a área de tratamentos dentários mais comum. Abrange todos os tratamentos de recuperação, com utilização de diversos materiais de reconstituição, designados normalmente por amálgamas ou compósitos.

Dada a evolução das técnicas e dos materiais utilizados, é hoje possível reconstituir dentes, dando-lhe a sua forma e cor originais, e conservando-os por muitos anos.
 

 

Que trata a Dentisteria?

A Dentisteria é o ramo da medicina dentária, especializado na recuperação e estética dentária, recorrendo a diversos materiais e técnicas e, abrangendo os tratamentos mais comuns e frequentes.

Para além do seu papel de diagnóstico e de recuperação, a Dentisteria tem uma função importante de prevenção, manutenção e promoção da saúde oral.

A ida ao dentista apenas quando existe dor, e num estado já avançado de infecção e de deterioração dentária, resulta, quase sempre, em perdas irreparáveis.

Estas perdas, embora remediáveis, exigem, normalmente, o recurso a soluções mais caras e menos confortáveis que as soluções baseadas nos dentes naturais originais.

Segundo um estudo (*), mais de 30% dos portugueses não consulta regularmente o dentista e cerca de 20% já perdeu mais de 10 dentes.

Este estudo, confirma a necessidade de visitar regularmente o dentista, numa atitude preventiva e de manutenção.

(*) realizado pela Deco, em 2005, junto de 5500 pessoas, dos 13 aos 74 anos.

 


 


Quais são os problemas mais comuns?

Normalmente não existe incómodo ou dor nos problemas mais comuns detectados ao nível da Dentisteria, pelo que os tratamentos têm uma função de prevenção, manutenção ou de pura reconstrução estética.

Para além da detecção de problemas durante as visitas regulares ao dentista, poderemos, através de algumas perguntas, definir algumas áreas de actuação. São algumas destas perguntas:

1. Agrada-me a aparência do meu sorriso e dentes?
2. Gostaria de ter o sorriso e os dentes de alguma outra pessoa?
3. Sorrio de forma natural e desinibida ou, evito mostrar os meus dentes?


Ou, numa observação mais objectiva, será que tenho:

1. Dentes escurecidos, amarelados ou manchados?
2. Dentes com cárie, partidos ou com formato irregular?
3. Mau hálito, infecções e dores de dentes ou de gengivas?
4. Falhas de dentes ou dentes em mau estado?
5. Dentes desalinhados ou apinhados ?

 

 

 

 

Quais são as soluções e os resultados?

As soluções passam pelas áreas de:

1. Branqueamento – com diversas alternativas que vão da limpeza, branqueamento e protecção directa dos dentes, até à utilização de facetas de resina ou porcelana, garantindo-lhe dentes brancos e brilhantes.

2. Recuperação de dentes estragados - com recurso a diversos materiais e soluções, assegurando uma elevada durabilidade e o maior conforto e qualidade estética. É também aconselhável a substituição de velhos “chumbos”, por compósitos, da cor dos seus dentes naturais.

3. Escultura de dentes  - recorrendo à utilização de várias resinas, também utilizadas na recuperação de dentes, é possível dar a forma pretendida aos seus dentes, com segurança e conforto.

4. Substituição de dentes em falta – utilizando pivôts, implantes e coroaspontes dentárias, em diversos tipos de materiais, conforme a melhor solução para cada caso, é possível substituir dentes perdidos, com muito conforto e satisfação estética e funcional.